arte educação
Estágio no Centro Cultural Banco do Brasil



Grupo de Pesquisa em Artes Visuais

Durante o meu estágio no Centro Cultural Banco do Brasil BH (CCBB BH), sob a coordenação da educadora Raposa Lopes, fiz parte de um grupo de pesquisa em artes visuais. O foco do grupo era a cenografia expositiva, a curadoria educativa e a relação entre o público e a obra. Os esforços concentraram-se na produção do material para o Setor Educativo, abrangendo desde a concepção do espaço até o design das atividades educativas e dos materiais gráficos. As pesquisas abordaram temas diversos, como Art Thinking, Miriam Celeste Martins, Tadeu Chiareli e Gordon Craig, proporcionando uma compreensão mais ampla do papel do espaço como mediador entre a arte e o público.

Durante o meu estágio no Centro Cultural Banco do Brasil BH (CCBB BH), sob a coordenação da educadora Raposa Lopes, fiz parte de um grupo de pesquisa em artes visuais. O foco do grupo era a cenografia expositiva, a curadoria educativa e a relação entre o público e a obra. Os esforços concentraram-se na produção do material para o Setor Educativo, abrangendo desde a concepção do espaço até o design das atividades educativas e dos materiais gráficos. As pesquisas abordaram temas diversos, como Art Thinking, Miriam Celeste Martins, Tadeu Chiareli e Gordon Craig, proporcionando uma compreensão mais ampla do papel do espaço como mediador entre a arte e o público.
Visitas Mediadas
Como educador no Centro Cultural Banco do Brasil, tive o privilégio de oferecer um atendimento personalizado aos visitantes das exposições, abrangendo desde grupos escolares e faculdades até projetos sociais e o público em geral. Além disso, conduzi sessões espontâneas nos horários fixos diários, às 12h e 18h. O cerne da minha atuação residia em criar um ambiente acolhedor no museu, onde os visitantes se sentissem à vontade para explorar as obras expostas e mergulhar no universo dos artistas. Para tanto, priorizei estabelecer uma atmosfera propícia ao diálogo e à interação, buscando fomentar uma troca de ideias horizontal e enriquecedora entre os participantes. Essa abordagem mais inclusiva e participativa contribuiu significativamente para tornar as visitas mais envolventes e proveitosas, permitindo que os visitantes não apenas apreciassem as obras, mas também as compreendessem em um contexto mais amplo, ampliando assim sua experiência cultural.







“Pró ativo, criativo e responsável, essas são palavras-chave para definir o estilo de trabalho do Chris. Sempre surpreendia com suas habilidades diversas, tanto manuais quanto digitais e que fizeram a diferença na entrega dos projetos. Foi um prazer e um grande aprendizado trabalhar com ele no CCBB.”

Julia Maria
Produtora de Arte
Palcos Para Contações de Histórias





Jogo da Memória
Protótipo 3D desenvolvido por Chris Moreira
Trata-se de um jogo da memória, onde os participantes são desafiados a testar seus conhecimentos sobre figuras importantes da história de Minas Gerais. Quantos personagens da história de Minas Gerais você conhece? Quais personalidades fazem parte da memória oficial? Neste jogo, os visitantes do CCBB Educativo serão instigados a descobrir um pouco mais sobre personagens que talvez não sejam tão conhecidos pela história oficial de Minas Gerais, mas que desempenharam papéis significativos em sua construção e no imaginário popular. Na dinâmica, cada participante terá que associar a descrição de um personagem à sua imagem correspondente. Maria Papuda, Celton, Chica da Silva, Dona Beja, são apenas algumas das personalidades escolhidas para esta atividade, que promete despertar o interesse e a curiosidade dos participantes.
Protótipo 3D desenvolvido por Chris Moreira
Trata-se de um jogo da memória, onde os participantes são desafiados a testar seus conhecimentos sobre figuras importantes da história de Minas Gerais. Quantos personagens da história de Minas Gerais você conhece? Quais personalidades fazem parte da memória oficial? Neste jogo, os visitantes do CCBB Educativo serão instigados a descobrir um pouco mais sobre personagens que talvez não sejam tão conhecidos pela história oficial de Minas Gerais, mas que desempenharam papéis significativos em sua construção e no imaginário popular. Na dinâmica, cada participante terá que associar a descrição de um personagem à sua imagem correspondente. Maria Papuda, Celton, Chica da Silva, Dona Beja, são apenas algumas das personalidades escolhidas para esta atividade, que promete despertar o interesse e a curiosidade dos participantes.
Pigmentar-te
Ação de ateliê aberto para a exposição Brasilidade: Pós-Modernismo(2022), oferecida pelo programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil e inspirada na obra “terra tão só” de Marlene Almeida. A proposta idealizada pela coordenadora do grupo de pesquisa em artes visuais, Raposa Lopes, consiste em sensibilizar o visitante sobre a diversidade de tons de pele do Brasil, reproduzindo em um seu próprio tom com argila, água e cola. Além de mediar a ação para diversos públicos, Chris Moreira foi um dos responsáveis em planejar e montar a cenografia do espaço, o fazer o orçamento e comprar os materiais necessários.






Oficinas de Desenho de Observação Naturalista
Oficinas de Desenho de Observação Naturalista foram conduzidas em Sabará, adaptando-se para formato online em 2021, devido à pandemia, e presencial em 2022, totalizando 9 horas de instrução. O propósito principal era despertar nos participantes uma sensibilidade para a observação detalhada do mundo ao redor, enquanto aprendiam técnicas de desenho como sombreado e perspectiva linear. Essas sessões não apenas promoveram o desenvolvimento das habilidades artísticas, mas também incentivaram uma conexão mais profunda com o ambiente, fomentando assim a apreciação e preservação da natureza.
